Hortelã: Propriedades mágicas (Mentha spicata)

A hortelã é fácil de ser encontrada em mercados, feiras e até em terrenos baldios. Suas propriedades medicinais são bem difundidas e suas propriedades mágicas vão desde facilitar a concentração até um detox energético.

No Brasil, são mais comuns duas espécies de hortelã, com propriedades similares:

hortela
Hortelã de folha miúda, ou Hortelã de Cozinha (Mentha spicata)
hortel-pimenta-folha-grossa-a-unidade-3-mudas-d_nq_np_666305-mlb26230959212_102017-f
Hortelã pimenta (Mentha piperita)

 

Esta erva se dá muito bem em hortas e vasos, desde que não divida espaço com outras plantas: suas raízes são espaçosas e ao crescerem, ocupam todo o local e puxam para si todos os nutrientes, acabando por secar as plantas vizinhas.

Seu cultivo é fácil. Necessita de sol pleno (4 a 6 horas de sol por dia), solo úmido com boa drenagem, suporta calor e frio, mas não tolera muito vento. Depois de cerca de 1 mês de plantio, já pode-se colher algumas folhas.

Um vaso ou canteiro de hortelã serve também como repelente natural.

 

Propriedades medicinais

O chá de hortelã é eficaz contra enjoos, é digestivo, desintoxicante e auxilia no tratamento de gripes e resfriados. A infusão de hortelã tomada antes de dormir, garante um sono tranquilo e a infusão de hortelã pimenta tomada ao acordar, desperta e dá disposição.

Hortelã macerada no pilão e colocado sob picada de insetos, alivia o ardor.

Minha avó costuma bater no liquidificador hortelã e leite (pode ser substituído por leite vegetal) quando eu estava resfriada. Além de curar a moleza e as dores, era uma delícia, o que me fazia várias vezes dizer a ela que achava estar doente apenas para ganhar essa maravilha!
Propriedades mágicas

be99496e47881028dbf41254753ebd72

A hortelã é uma erva masculina associada ao fogo, e tem por tradição fortes propriedades de cura, purificação, calmantes e de centramento.

Para purificar um objeto ou local, faça uma defumação com hortelã e manjericão ou esfregue essas duas ervas. Esta combinação costuma ser muito eficaz para a purificação de altares e de objetos comprados em feiras de antiguidades.

Coloque um ramo de hortelã dentro da fronha do travesseiro para garantir uma noite de sono tranquila. Acrescente um punhado de camomila para que o sono seja mais profundo.

Quando precisar de mais segurança para uma prova ou falar em público, faça uma chá de hortelã e abafe com uma sodalita por meia hora. Retire o cristal e beba a infusão.

Esfregue um pouquinho de óleo de hortelã (natural, para evitar alergias) na garganta, quando o objetivo for mais clareza na fala.

Tome um banho de hortelã com alecrim quando precisar fazer um “detox energético”.

 

Postado por: Surya Ninfea
Contato: suryaninfea@gmail.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s