La Festa della Befana: 05 e 06 de janeiro

Logo no início do ano, as crianças italianas decoram as casas com meias grandes (La Calza della Befana) e ficam ansiosas para saber se receberão docinhos ou carvão.

É desta maneira que La Festa della Befana (A Festa da Befana) é celebrada ainda em várias regiões da Itália na noite entre os dias 05 e 06 de janeiro.

a924505a99763d433bbc086898f3a720
La Calza della Befana

A Befana

A Befana é representada como uma Bruxa anciã com camadas de roupas, lenço na cabeça e uma vassoura . Ela presenteia as crianças: se a criança se comportou, recebe doces, se não foi tão boazinha assim, recebe carvão.

85fcee063fbec57e3c50457f8cc9ed7a

É comum encontrar ainda pela Itália celebrações da Festa della Befana, onde um voluntário se fantasia e distribui os presentes para as crianças, perguntando para os pais se elas merecem doces ou carvão (neste caso, doces em formato de carvão).

festadellabefana_urbania4
La festa della Befana em Urbania, 2018.

Algumas rimas folclóricas são recitadas chamando por Befana, como esta muito comum na região da Toscana:

“La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
attraversa tutti i tetti
porta bambole e confetti”

“A Befana vem de noite
Com os sapatos estragados
Atravessa todos os telhados
Traz bonecas e doces”

 

Origens da Befana

Sua origem é pagã, possivelmente entre os séculos X – VI a.C., entre os romanos. Acreditava-se que 12 dias após o solstício de inverno, doze bruxas sob a regência de Diana sobrevoariam os campos, tornando-os férteis novamente, marcando o fim da escuridão do inverno.

Destas Bruxas, originou-se a Befana: Que presenteia as crianças e usa sua vassoura para retirar os maus espíritos dos lares. Por esta crença, fazia-se bonecas de trapos representando-a, para serem penduradas na porta de entrada.

 

A Befana nos crenças cristãs

Ao passar dos anos, as crenças pagãs foram incorporadas pela igreja, e 12 dias após o Natal surgiu a noite da Epifania, entre os dias 05 e 06 de janeiro.

Há ainda a interpretação católica, comum em livros infantis, que narra uma história de uma senhora que é convidada a acompanhar os reis magos e presentear Jesus. Ela recusa, mas logo depois se arrepende, e ao procurá-lo acaba batendo em todas as casas e presenteando as crianças que nelas moram.

6xph8dhsucip_s4-mb
Livro infantil “As mais belas histórias da Befana”

 

Ritual de Befana

Para aproveitar a energia de Befana e trazer boas energias para o ano, faça o seguinte rito no dia 05 ou 06 de janeiro:

Você vai precisar de:

– 1 vassoura
– 1 taça com água mineral
– 1 vela branca
– 1 incenso de Mirra ou Olíbano
– 1 pão italiano
– Leite

Encha uma taça de vidro com água mineral e acenda a vela branca e o incenso ao seu lado. Peça para que a energia de proteção de Befana abençoe a água, para que ela possa purificar e proteger sua casa ou escritório.

Deixe a vela queimar um pouco e varra a casa do cômodo mais distante da entrada, em direção á porta, determinando que toda a negatividade seja varrida.

Em seguida pegue a taça e comece a aspergir com os dedos um pouco de água em cada canto, novamente começando do cômodo mais longe da entrada, pedindo que as energias de Befana purifiquem e abençoem seu espaço.

Finalize deixando um pedacinho do pão aos pés de uma árvore e derramando um pouco de leite na terra, em sinal de agradecimento ao novo ano que se inicia.

Abençoados sejam neste novo ano!

Postado por: Surya Ninfea
Contato: suryaninfea@gmail.com

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s