Simbologias do Yule

O Yule é o período onde celebramos o nascimento da Criança da Promessa, a Semente da Luz em meio a escuridão. O surgimento da primeira esperança depois da terceira e última colheita de Samhain

Neste dia, nós Bruxas preparamos nossas casas com símbolos de boa sorte, prosperidade, alegria e principalmente de gratidão.

Não é o intuito discursar sobre como o cristianismo incorporou diversas simbologias pagãs, mas é inevitável notar as semelhanças. Desta forma, caso você não possa expor sua fé seja qual for o motivo, é muito fácil celebrar e decorar a casa para a chegada do Yule, uma vez que simplesmente estará usando algumas decorações de natal.

 

Celebrando o Yule

A energia deste dia é de esperança e gratidão. Esperança de um novo ciclo melhor que o que se findou e gratidão pelas experiências vividas. A oportunidade de abrir novos caminhos surge e é preciso se preparar.

É o momento para celebrar com a família e entes queridos com um banquete agradecendo a fartura do ano, além de trocar presentes desejando boa sorte e alegrias nos próximos meses.

Bênçãos para novos começos são recebidas e o carinho deve ser compartilhado.

 

Simbologia do Yule

O Lar é nosso centro de energia, é nele que nos fortalecemos e nos recuperamos. Sendo assim, decoramos nossas moradas para nos preparar para a chegada da renovação.

foto1

A árvore é o símbolo máximo da natureza, o símbolo da Grande Mãe em toda a sua força. Utilizamos o pinheiro por ser uma árvore resistente às intempéries do clima, trazendo a energia da resiliência.

Decorar a árvore é como decorar o leito de nascimento da Criança da Promessa, é trazer beleza e boa sorte para este novo ciclo.

A melhor opção é sempre usar uma árvore natural, mas algumas questões devem ser levadas em conta: Você tem um ambiente favorável para o cultivo de uma pequena árvore, ou meses depois ela secará e morrerá? Melhor ter uma árvore artificial que esteja cumprindo seu papel, do que sacrificar uma vida apenas para ter uma Árvore de Yule por alguns meses.

Usamos símbolos que remetam a tudo que queremos atrair nos próximos meses. Use corações e adereços românticos se deseja atrair o amor, use canela em pau para atrair a prosperidade, coloque ramos de ervas no meio das folhagens para atrair proteção, boa sorte, etc. Enfim, use os enfeites de maneira consciente, eles tem poder quando o poder é conferido a eles, aproveite a oportunidade!

Eu já tenho um “Kit Básico” de enfeites de Yule para a Árvore: Plaquinhas de madeira (sempre que possível, utilize materiais naturais!) que encomendei na Escrita de Fogo  com símbolos que desejo trabalhar: Pentagramas, Chifres, Sol, Bênçãos, Runas, etc.

foto2

Coloco perto da Árvore representações do Deus e da Deusa: O Caldeirão que é o útero Dela e o Chifre que é o Falo Dele. Juntos, são os geradores da Semente da Luz.

Luzes também são incríveis para trazer boas energias! Ilumine a casa e consequentemente seus caminhos se iluminarão, simples assim.

Use luzes na árvore, nas janelas, onde desejar. E se atente às cores delas, escolha cores relacionadas ao que deseja atrair: Vermelho para força, vitalidade e coragem; Azul para serenidade e proteção; Verde para saúde e prosperidade; Amarelo para alegria e prosperidade; Laranja para atração de qualquer coisa que desejar; Rosa para amor e harmonia; Branco para paz e tranquilidade e Roxo para espiritualidade.

A guirlanda dá as boas vindas para as bênçãos que entram no lar. Confeccione, compre ou customize uma que você gostaria de encontrar numa casa onde faria uma visita!

WhatsApp Image 2018-12-05 at 20.01.28Esta guirlanda está há mais de 10 anos na minha família, ela carrega uma energia linda! Acrescentei o bonequinho de neve para simbolizar minha nova fase morando longe de meus pais.
Energias antigas de tradição + novos ciclos = isso é Yule!

 

Coloque elementos de Yule espalhados pela casa, toda vez que olhá-los, irá se lembrar das novas oportunidades que estão chegando e sua mente se manterá positiva!

Sirva pratos com grãos para multiplicar a prosperidade e com frutas da época para agradecer a abundância. Utilize velas brancas, douradas, verdes e vermelhas durante as refeições neste dia, elas expandirão o poder dos elementos e trarão boa sorte!

E o mais importante de tudo: Compartilhe bons momentos com quem ama! Esta é a melhor forma de assegurar sempre a harmonia, felicidade e boas energias no lar!

 

Abençoados sejam sempre!
Postado por: Surya Ninfea
Contato: suryaninfea@gmail.com

Um comentário em “Simbologias do Yule

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s