O que é Bruxaria?

Falo muito sobre banhos, feitiços, encantamentos e rituais da Bruxaria. Mas o que exatamente é a Bruxaria?

A Bruxaria é um ofício, uma arte. É a arte de lidar e compreender diversas energias naturais e sobrenaturais. E como toda arte, requer muito estudo, prática e experimentação.
Bruxaria é uma religião?

Não. Há religiões que se baseiam na Bruxaria, como a Wicca. Mas a Bruxaria em sua natureza não é uma religião.

A palavra “religião” deriva do latim “religare”, ou seja, um elo de ligação entre o ser humano e o divino. Praticantes da bruxaria acreditam que o divino está dentro do próprio ser, o ser é divino. Portanto não necessitam de grupos com líderes para fazer esta conexão.

Ser membro de uma religião não te impede de praticar a bruxaria, bem como a bruxaria não te obriga a ter um sistema de crenças pré definido.

 

Qual a origem da Bruxaria?

Ela surge da primeira forma de espiritualidade que temos registro: O Paganismo.

Ao contrário da crença popular cristã, pagão não é aquele que não foi batizado na igreja ou não tem religiosidade. Lembrando sempre que o Paganismo é anterior a qualquer igreja conhecida hoje, já que o Paganismo está entre os homens desde as primeiras eras.

5334c7a7888c71030b49ef072ec2e0dc

A palavra “Pagão” deriva do latim “Paganus”, que significa “povo do campo”. Logo, pagão era o povo campesino, que vivia de sua agricultura.

Para este povo, o importante era prover o sustento da família, garantir uma boa colheira. Observavam a natureza e dependiam dela, desta forma criaram uma forte conexão, conhecendo a propriedade das ervas, espíritos e elementais.

Para garantir que a comida não faltaria e o bem estar de seus clãs, desenvolveram rituais para chuvas, nascer do sol, proteção, cura, etc.

No livro “I Benandanti” (Os Andarilhos do Bem) de Carlo Ginzburg, há trechos onde constatamos a preocupação de campesinos italianos do século XVI com o sucesso das plantações:

“Quando a colheita é boa, abundante e de boa qualidade, é porque os benandanti venceram naquele ano (…)”

Além de outros registros de ofícios relacionados à bruxaria:

“Nesta época, os campos da Itália, da Europa enfim, fervilhavam de curandeiros, feiticeiras, encantadoras que, com a ajuda de unguentos e emplastros temperados com sortilégios e orações supersticiosas, curavam qualquer espécie de doença (…)”

E o que eram estes “unguentos e emplastros temperados com sortilégios e orações supersticiosas” do que o conhecimento das propriedades das ervas e a conexão com ancestrais e espíritos da natureza? Exatamente o conceito que citei no começo deste post, que a bruxaria é a arte lidar e compreender diversas energias naturais e sobrenaturais.

Nesta espiritualidade com o foco na natureza, a ideia onde os homens não são separados na natureza, nem a natureza é separada do homem. Pensamento que perpetuou por eras e o conhecimento ancestral foi compartilhado entre povos e evoluiu, até a bruxaria que conhecemos hoje.

 

A Bruxaria acredita no Diabo?

Não, nem haveria como. As origens da bruxaria são anteriores à criação do cristianismo, religião onde a figura do Diabo foi criada.

 

Seguindo o caminho dos Antigos

A Bruxaria já foi vítima de perseguição seja pela inquisição ou por pessoas ignorantes e hoje está aberta para quem ouvir seu chamado.

Seja qual for a vertente da bruxaria (Bruxaria Ancestral, Stregheria, Bruxaria Tradicional, Wicca, Druidismo, Xamanismo…) escolhida para seguir, tenha em mente que a Bruxaria é para todos, mas nem todos são para a Bruxaria.

f55672385f5cb9ec7983531cbeff46e6

Esta caminhada envolve muito estudo, muita dedicação. Não acredite na primeira fonte pesquisada (isto inclui qualquer material impresso, online ou falado), jamais pare de buscar conhecimento.

Conheça o caminho dos nossos ancestrais e compreenda que bruxaria é liberdade.

Nos próximos posts falarei um pouco mais sobre os conceitos básicos da bruxaria e o que é ser uma bruxa.

Abençoados sejam sempre!

Postado por: Surya Ninfea
Contato: suryaninfea@gmail.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s