Torta de Abóbora das Bruxas (doce)

Esta receita foi criada para o banquete dos ancestrais, no Samhain. Mas pode ser feita para outras celebrações de colheita (Lammas e Mabon) e para magias de prosperidade. Sim, a abóbora é ótima para magias de prosperidade!

Samhain é a noite onde o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos fica mais fino. É a celebração perfeita para contato com ancestrais, leitura de oráculos e para trabalhar a morte em sua face positiva: ceifar o que não serve mais.

jack

Por ser uma ocasião onde os espíritos estão a espreita, o povo Celta acendia velas fora de casa e confeccionava lanternas em abóboras para guiar os espíritos em seu caminho, evitando que eles entrassem nas casas. A tradição do Jack O’Lantern fez deste legume um símbolo do Halloween.

Nossos ancestrais Celtas utilizavam a abóbora para construir a lanterna por estar em abundância na época do outono. Como nossa colheita é diferente, adaptei algumas receitas para o Brasil, resultando num preparo simples e um sabor delicioso!

 

Ingredientes:

Massa
– 1 xícara e 1/3 de farinha de trigo
– 50g de manteiga
– 1 ovo
– 2 colheres de sopa de água
– 1 pitada de sal
– 1 colher de sopa de açúcar

Recheio
– 700g de abóbora seca ou paulista
– 1 lata de leite condensado
– 1 ovo
– cravo em pó
– canela em pó
– gengibre em pó
– noz moscada

 

Modo de fazer:

blog 1
Conecte-se com sua intenção. Se for fazer esta receita no Samhain, acenda uma vela para seus ancestrais e peça que sua energia esteja te auxiliando neste processo.

Numa tigela, misture com os dedos a farinha e a manteiga, até formarem uma farofa grossa. Acrescente o ovo, o sal e o açúcar. Continue misturando com as mãos, e junte a água aos poucos.

Quando a massa desgrudar das mãos, enrole-a num filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 30mim, a massa deve estar gelada quando for abri-la.

Dica: Como falei na receita dos Espirais de Fartura de Mabon aqui, quando nossas mãos estão em contato com a massa, é o momento ideal para se concentrar e colocar sua intenção mágica. Sua energia passará imediatamente para a massa! Verbalize, se necessário.

Enquanto a massa está na geladeira, prepare o recheio.

Corte a abóbora em cubinhos pequenos e cozinhe até ficarem macios.

Dica: Se você como eu comprou a abóbora com casca e sementes, não descarte nada. A casca pode ser triturada e colocada nas plantinhas como adubo e as sementes são ótimas para serem carregadas como amuleto de proteção! Lave-as bem e seque ao sol.

Quando as abóboras estiverem macias, bata-as no liquidificador com o ovo até formar um creminho espesso. Passe esta mistura para uma panela, acrescente o leite condensado e as especiarias a gosto. Misture até engrossar um pouco (não ficará no ponto de brigadeiro, ela irá firmar mais um pouco no forno e na geladeira). Deixe esfriar um pouco.

Tire a massa da geladeira e abra-a com o auxílio de um rolo. Forre um forma de torta com fundo removível. Acrescente o recheio.

Leve ao forno a 180ºC pré-aquecido por cerca de 40 mim ou até dourar. Espere esfriar e coloque na geladeira por pelo menos 3h antes de servir.

blog 1

Compartilhe com o coração aberto e os bons ventos sempre ajudarão!

Abençoados sejam sempre!
Postado por: Surya Ninfea
Contato: suryaninfea@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s